13/07/2019

Marcas de arquiteto na cidade romana de Ammaia.

Projectar uma cidade romana de raiz era uma tarefa complexa, lançada pelos agrimensores, que definiam as grandes linhas viárias e as insulae (quarteirões), bem como os espaços públicos da cidade.
Mas, para lá das grandes linhas, havia também a realização das tarefas mais concretas, como seria a montagem de um pórtico com as suas colunas. Para estas tarefas, o arquitecto teria de dar e deixar instruções para quem devia executar o trabalho: são estas as marcas (ou guias) dos arquitectos. Com a obra acabada, estas marcas ficariam invisíveis. Mas, quando lidamos com ruínas, podemos ter a felicidade de as encontrar.
Aqui estão as marcas de arquitecto gravadas nos plintos das colunas do pórtico que flanqueava uma das ruas da cidade romana de Ammaia (freguesia de São Salvador da Aramenha, concelho de Marvão).

Ammaia foi fundada nos finais do século I a.C. e obteve o estatuto de «civitas» durante o reinado de Cláudio (no poder entre 41-54). Receberia o estatuto de município durante a época de Vespasiano (no poder entre 69-79). Desenvolveu-se como um importante núcleo urbano devido à sua localização e à exploração dos recursos minerais e naturais da região, como o quartzo e o ouro. Um outro factor determinante terá sido a sua localização num ponto de cruzamento de vias romanas que uniam importantes núcleos urbanos na altura, ligando uma dessas vias a de Ammaia à capital da província, Emerita Augusta.
Ammaia
Marcas de arquiteto na cidade de Ammaia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias