04/07/2019

Morreu o historiador António Hespanha

O historiador António Manuel Hespanha nasceu em 1945, em Coimbra, cidade onde se licenciou, em 1967, obtendo posteriormente o doutoramento em História e Política Institucional Europeia, tendo defendido a tese As Vésperas do Leviathan. Instituições e Poder Político. Portugal - séc. XVII (1986) sobre o sistema de poderes das monarquias tradicionais europeias.
Foi professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Nas suas obras, defendeu a existência de um pluralismo político e jurídico no Antigo Regime, contrariando a tendência para a excessiva valorização do papel da coroa. Mas também abordou o colonialismo e o império, como historiador e como presidente da Comissão Nacional paras as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.
Jurista de formação, investigou as práticas jurídicas e publicou vários livros dedicados à História do Direito, nomeadamente no Antigo Regime, antes das revoluções liberais.
Hespanha, António
António Hespanha (1945-2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias