31/07/2019

Uma vítima da segunda guerra civil romana na Hispânia?

A campanha de escavação no sítio de Puig Ciutat, em Oristà, trouxe a descoberta de um esqueleto. Resta determinar se é homem ou mulher, mas certamente será uma fonte de informação para a equipe de arqueólogos e um antropólogo que comandam as investigações neste local único, palco de uma batalha entre Júlio César (100-44 a.C.) e Pompeu (106-48 a.C.), no contexto da segunda guerra civil romana (49-45 a.C.). Até agora é o único ser humano na Hispânia que apresenta evidências dessa guerra.
Os dados fornecidos pela análise antropológica deste habitante do campo ou da cidadela podem ser a chave para determinar quem eram o habitantes deste local nas terras altas de Lluçanès. É pelo nome da região que a equipe decidiu baptizá-lo como Lucius ou Lucy, esperando para determinar seu sexo.
Puig Ciutat foi escavado desde 2010 e em cada campanha surgiram novas evidências da batalha que ali ocorreu por volta de 49 a.C., com projécteis de funda e catapulta lançados do perímetro da fortificação.
A cidade ocupa cerca de cinco hectares, situada num planalto junto ao sinuoso ribeiro  Gavarresa, com falésias que atingem os cinquenta metros de altura em algumas secções e grossas paredes construídas nos flancos mais acessíveis. As fundações da muralha sugerem um desenho ibérico original, por isso não seria estranho que as tropas de Pompeu Magno aproveitassem e expandissem uma fortificação pré-existente.
Até agora, nove anos de escavações revelaram paredes, casas, cerâmicas e projécteis. A semana passada revelou o primeiro vestígio humano. O antropólogo Ot Ordeig,  aplicando as mais recentes tecnologias, interrogará estes ossos para tentar compreender a causa da morte, como se alimentava, as doenças de que sofria, o seu lugar de origem e o  seu ADN.
Lucius /Lucy apareceu soterrado(a) sob as madeiras queimadas de uma das casas na área sul do local. Terá sido o impacto a causa da morte? Por enquanto é um mistério.
As campanhas anteriores revelaram que neste local os romanos lutaram contra os romanos. As cerâmicas e os restos de armamentos no interior das muralhas são romanos e os projécteis enviados do exterior também. Os sitiantes venceram esta batalha. Quais foram os conflitos entre os romanos na antiga Hispânia? Aqueles em que Júlio César e Pompeu lutaram pelo domínio político e militar do império. Pelo contexto podemos perceber que é César quem ataca, não pela evidência arqueológica, mas pela evidência documental, e esta poderá ter sido a batalha decisiva.
Uma das questões que continuam por responder: qual a razão pela qual César considerou necessário conquistar esta cidade. Uma das hipóteses é que Pompeu tinha cortado a via mais favorável à deslocação do exército de César (Via Augusta) e que Puig Ciutat (civitas romana em documentos medievais), sem ser o lugar mais central na Hispânia, correspondia a cinco hectares nas terras altas, com defesas naturais excelentes e, desta forma, seria útil para o controle do território.
Puig Ciutat
Escavações em Puig Ciutat. 
Ponta de lança em Puig Ciutat
Possivelmente uma ponta de pilum (lança)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias