Este projeto editorial procura explorar novos Percursos da História, evitando repetir algumas interpretações historiográficas que se cristalizaram nos manuais escolares, para dar lugar a uma síntese de novas investigações que iluminam, de ângulos diferentes, aspetos significativos da evolução das sociedades humanas ao longo do tempo.
O texto problematizante interage com uma seleção original de
documentos, pretendendo valorizar o conhecimento histórico que resulta de uma
confrontação de fontes e de hipóteses e, desta forma, estimular o espírito
crítico dos alunos do ensino secundário.
Os documentos surgem em plena paridade com o texto dos
autores e constituem um elemento central para o desenvolvimento das competências
previstas no perfil do aluno no final do 12.º ano. Ao longo das páginas do
manual diversificadas propostas de atividades vão motivar e envolver os alunos
na construção das suas aprendizagens.
Nos dossiers foram desenvolvidas temáticas que respondem aos
atuais desafios das nossas escolas, apresentando atividades planificadas de
articulação horizontal do currículo e de desenvolvimento de temas previstos na
educação para a cidadania.
Um projeto construído de acordo com as Aprendizagens
Essenciais e que constitui um recurso coerente no desenvolvimento do trabalho
para os/as alunos e alunas e professores e professoras.
Que os bons ventos nos acompanhem e dirijam por estes Percursos
da História.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comenta as notícias