26/04/2021

Percursos da História 10.º ano

Este projeto editorial procura explorar novos Percursos da História, evitando repetir algumas interpretações historiográficas que se cristalizaram nos manuais escolares, para dar lugar a uma síntese de novas investigações que iluminam, de ângulos diferentes, aspetos significativos da evolução das sociedades humanas ao longo do tempo.

O texto problematizante interage com uma seleção original de documentos, pretendendo valorizar o conhecimento histórico que resulta de uma confrontação de fontes e de hipóteses e, desta forma, estimular o espírito crítico dos alunos do ensino secundário.

Os documentos surgem em plena paridade com o texto dos autores e constituem um elemento central para o desenvolvimento das competências previstas no perfil do aluno no final do 12.º ano. Ao longo das páginas do manual diversificadas propostas de atividades vão motivar e envolver os alunos na construção das suas aprendizagens.

Nos dossiers foram desenvolvidas temáticas que respondem aos atuais desafios das nossas escolas, apresentando atividades planificadas de articulação horizontal do currículo e de desenvolvimento de temas previstos na educação para a cidadania.

Um projeto construído de acordo com as Aprendizagens Essenciais e que constitui um recurso coerente no desenvolvimento do trabalho para os/as alunos e alunas e professores e professoras.

Que os bons ventos nos acompanhem e dirijam por estes Percursos da História.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias