14/06/2024

O dia 10 de junho - dia de Camões

Esta data está identificada com a figura de Camões, que é o símbolo da nação desde o século XIX. Uma figura que emerge no contexto da mitologia nacional criada pelos românticos e que se transforma num símbolo da nação. Oliveira Martins afirmou que Camões é o epónimo de Portugal. Teófilo Braga, escreveu que se dissermos que somos portugueses no estrangeiro, ninguém nos identifica. Mas, se dissermos que somos da pátria de Camões, já nos identificam.

Nas comemorações do tricentenário da morte de Camões, em 1880, os republicanos e, nomeadamente, Teófilo Braga, que tinha importado as conceções positivistas de Auguste Comte para Portugal, entendia que era importante substituir os símbolos religiosos por laicos. Camões surge como um símbolo laico. Teófilo Braga foi o autor da ideia da comemoração do III centenário da morte de Camões, que cria as bases para que o 10 de Junho pudesse vir a ser feriado nacional. 

Os republicanos impuseram um modelo de celebrações importado da França e da Revolução Francesa, o que fez com que os monárquicos e a própria Corte tivessem hesitado no modelo das comemorações sem desconfiarem da figura de Camões. A ideia de que na época iria haver uma procissão cívica no 10 de Junho era uma apropriação de rituais religiosos que foram, desta forma, laicizados.

O regime republicano homenageou a data, tornando o dia feriado na capital. Ao longo dos anos, as comemorações do dia 10 de junho foram variando consoante as circunstâncias políticas. Em 1917, a data foi celebrada como Dia dos Aliados, porque a I Guerra Mundial mobilizava a atenção de todos. E em 1924, quando se celebrou o IV centenário do nascimento de Camões, o 10 de Junho foi a data escolhida. A imprensa da época utilizava a expressão «Festa da Raça» para as comemorações camonianas, e o sentido do termo «raça» era vago e identificava-se com o próprio povo português. A celebração durou seis dias e teve repercussão no estrangeiro, em especial em Espanha.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias