22/06/2019

Descoberto quadro inédito de Delacroix - exposto em Paris na Galerie Mendes

Foi descoberto um quadro inédito do pintor Delacroix, que antecede a famosa pintura Femmes d'Alger dans leur appartement (Museu do Louvre).
Foi a grande exposição patente no Louvre durante o ano passado, sobre a obra de Eugène Delacroix (1798-1863), o pintor do Romantismo francês, que começou por levantar questões à atual proprietária do quadro. Depois de uma vida inteira com esta obra pendurada no escritório, que tinha sido adquirida pelo seu pai, interrogou-se sobre as duas mulheres em poses e vestes exóticas.
E foi aqui que entrou o galerista luso-descendente Philippe Mendes, que fez parte da equipa científica do Museu do Louvre. Analisou o quadro porque, pictorialmente, esteticamente e artisticamente, estava tudo como um Delacroix. Com essa íntima convicção, iniciou estudos históricos e artísticos.
A composição original do Femmes d'Alger dans leur appartement representa quatro mulheres e pensava-se que tivesse sido pintado logo após ou ainda durante uma curta estadia de Delacroix na capital argelina. Este quadro foi apresentado com estrondo no salão de 1834 e marca um dos períodos mais interessantes do artista. Já o quadro apresentado a Philippe Mendes consistia apenas em duas mulheres, mas com traços muito próximos do quadro mais conhecido. O galerista decidiu avançar com uma limpeza e com uma radiografia, descobrindo finalmente que o que tinha em mãos era um esboço detalhado do que viria a ser uma das obras-primas de Delacroix. O processo de autenticação demorou cerca de ano e meio. Mesmo não estando assinado, os traços, as cores, assim como a tela usada e o reposicionamento da composição mostram que o quadro descoberto é mesmo um Delacroix, mudando também a narrativa da viagem do pintor. Este será o quadro original, em que Delacroix fez o retrato das mulheres que mais tarde utilizaria na grande tela. Para o galerista o quadro «é uma coisa rápida, lembra-se daquilo, vê a cena e pinta. Tem um brilho incrível. Tal como diz uma das especialistas que consultámos, o quadro não é um estudo. É o retrato de uma das mulheres".
Havia registo de um Delacroix na coleção do Conde Mornay, diplomata e amigo do pintor, que se pensou até há pouco tempo ser uma versão tardia do Femmes d'Alger dans leur appartement. No entanto, o número do leilão atribuído a esta obra aquando a venda da coleção foi 118, e o quadro de Philippe Mendes tem essa marca 118, provando assim a sua proveniência.
Esta descoberta tem agitado o mundo da arte e a corrida está aberta para a compra do quadro. O galerista assegura que está em conversações com pelo menos quatro grandes museus norte-americanos, assim como também há interesse por parte do Louvre de Abu Dhabi, para a aquisição desta obra de Delacroix. Sem desvendar valores da compra, Philippe Mendes avança só que o custo dos seguros para expor o quadro é imenso e de modo a proteger esta obra, o quadro passará as noites num cofre e será trazido todas as manhã para a galeria. O quadro de Delacroix será apresentado na galeria Mendes, com um catálogo de cerca de cem páginas, redigido por um grupo de especialistas que atestam a autenticidade da obra, na sequência de realização de várias análises científicas.
Delacroix é o pintor do Romantismo francês, o autor da pintura de referência da Revolução Francesa, La liberté guidant le peuple e de quadros como L'orpheline au cimetière ou Les Fanatiques de Tanger.
Femmes d'Alger dans leur appartement galerie mendes
Delacroix, quadro descoberto em 2019 exposto na Galerie Mendes
Delacroix, Femmes d'Alger dans leur appartement, 1834 (museu do Louvre)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias