14/09/2018

O desenho mais antigo do mundo tem 70 mil anos

Três linhas cruzadas por seis linhas, todas vermelhas, num pequeno fragmento de rocha. O desenho mais antigo do mundo tem cerca de 73 mil anos, superando assim em 30 mil anos as descobertas anteriores.
O desenho foi encontrado na gruta de Blombons, a 300 quilómetros leste da Cidade do Cabo (África do Sul). Nesta caverna já tinham sido encontrados nas últimas décadas milhares de artefactos datados entre 70 e 100 mil anos.
Os arqueólogos defendem que o pedaço de rocha foi intencionalmente marcado com as linhas. O fragmento fazia parte de uma superfície maior que, provavelmente, continha um padrão mais complexo. Esta descoberta evidencia que o Homem já era capaz de ter pensamentos abstratos antes do que até aqui era estimado. Os arqueólogos estavam convencidos que os símbolos não ambíguos apareceram pela primeira vez quando o Homo Sapiens entrou na Europa (c. 40 mil anos).
A capacidade de desenhar símbolos é um marco na evolução o ser humano. Esta capacidade permitiu, mais tarde, o desenvolvimento da escrita.
desenho 70 mil anos
Fragmento de rocha com linhas vermelhas que podem ser datadas de 70 mil anos (gruta Blombons, África do Sul).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias