29/02/2016

Clavis Bibliothecarum

Clavis Bibliothecarum - a chave das bibliotecas - pretende ser uma chave para entrar no mundo imenso das antigas bibliotecas de mosteiros, conventos e outras instituições religiosas de Portugal.
Resultado de um vasto trabalho de investigação, desenvolvido por Luana Giurgevich e Henrique Leitão entre os diversos fundos monásticos nacionais, constitui o mais completo levantamento de catálogos e inventários de bibliotecas de instituições religiosas. Abrangendo um amplo arco cronológico, entre os séculos X e XIX, recolhe e descreve meticulosamente cerca de um milhar de listas de livros e várias centenas de documentos inéditos, referentes ao funcionamento e vida das antigas livrarias eclesiásticas.
Para além da incontornável informação sobre as bibliotecas elencadas (estrutura, organização, espaços, colecções e possuidores), a obra reveste-se também de particular relevância para o conhecimento de outras áreas, nomeadamente, nos domínios da história do livro, da leitura, da cultura, da arte e das ideias. Instrumento de trabalho útil e eficaz, pretende abrir novos horizontes de investigação, até agora desconhecidos e inexplorados.
Catálogos e inventários de bibliotecas de instituições religiosas
Clavis Bibliothecarum

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias