13/12/2014

Lançamento do livro: O Museu de Imagens na Imprensa do Romantismo

No dia 5 de dezembro foi realizada, no auditório da Escola Básica Dr. António Chora Barroso, a sessão de lançamento do livro O Museu de Imagens na Imprensa do Romantismo, da autoria do professor de História desta escola, António Manuel Ribeiro, inserida na semana da Feira do Livro do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves.
Presidiram a esta iniciativa a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Novas, Dr.ª Elvira Sequeira e o Diretor do Agrupamento, professor Acácio Neto.
Os alunos da turma F do 10.º ano do Curso Profissional de Multimédia, da Escola Secundária Artur Gonçalves, orientados pela professora Sílvia Filipe, apresentaram uma animação multimédia com base nos textos e imagens do livro.
Carlos Rodarte Veloso, docente da unidade departamental de Arqueologia, Conservação e Restauro e Património do Instituto Politécnico de Tomar apresentou o livro. Salientou que esta obra, O Museu de Imagens na Imprensa do Romantismo, ilustra o momento em que a imprensa de cariz científico, literário e artístico de meados do século XIX procura sensibilizar a população para o nosso património artístico, através da publicação de imagens e textos sobre monumentos e outras obras de arte nacionais. Esse é o momento em que as ideias liberais procuram educar o povo no amor pela arte, ao mesmo tempo em que se estabelecem critérios estilísticos para a sua classificação e se defendem princípios de conservação e restauro até aí inexistentes.
O autor do livro, na intervenção que encerrou esta sessão, agradeceu o empenhamento de um conjunto de alunos e colegas que tornaram possível esta atividade. Referiu que na investigação que deu origem a este livro se cruzaram várias linhas temáticas relacionadas com a cultura portuguesa do século XIX: a história da imprensa, da gravura em madeira, da noção de património e dos primeiros estudos científicos na área da historiografia da arte com a definição de uma terminologia específica e de conceitos estilísticos. O interessante no projeto destes jornais ilustrados radica no objetivo iluminista de democratizar a instrução no período do triunfo da monarquia constitucional e em que se pretende construir o cidadão que vem substituir o súbdito do período absolutista. A multiplicação visual dos monumentos e objetos artísticos nas páginas destes jornais pretendia ilustrar textos que apresentam diferentes níveis de profundidade científica e apoiam o leitor no conhecimento desse património, apesar de também condicionarem a sua leitura de acordo com uma perspetiva ideológica e cultural definida no contexto do romantismo português.

António Manuel Ribeiro
Estão presentes na imagem (da esquerda para a direita): o autor do livro, António Manuel Ribeiro; o Professor do Instituto Politécnico de Tomar, Carlos Rodarte Veloso, o Diretor do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, Acácio Neto e a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Novas, Elvira Sequeira.

António Manuel Ribeiro

António Manuel Ribeiro

António Manuel Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias