20/09/2017

A Ponte Romana de Vila Formosa

Situa-se sobre a Ribeira de Seda e constitui um excepcional exemplar de arquitectura civil alto-imperial.
Fazia parte da via romana que passava por Abelterium (Alter do Chão) que ligava Olisipo (Lisboa) à capital da província romana da Lusitânia - Augusta Emerita (Merida, Espanha).
A Ponte Romana de Vila Formosa caracteriza-se por possuir pegões rectangulares, decorados com molduras de características clássicas, que suportam seis arcos de abertura idêntica, sobre os quais assenta um tabuleiro de perfil horizontal com mais de 100 metros de comprimento e cerca de 7 metros de largura.
Entre os arcos existem cinco olhais que permitem o escoamento da água em situações de cheias mais violentas. Abaixo das guardas, a ponte apresenta uma cornija em todo o seu comprimento, elemento que a montante intercala com gárgulas.
A regularidade que apresenta, o aparelho de construção, em opus quadratum almofadado, e as marcas do fórfex, visíveis em todo o monumento [fórfex ou fórfice é um instrumento em forma de tesoura ou pinça e estas marcas são pequenas cavidades em lados opostos, que permitiam a entrada do fórfex para levantamento e colocação dos blocos usados nas pontes], fazem da Ponte Romana de Vila Formosa um excelente exemplar da arquitectura civil romana.
Ponte Romana de Vila Formosa.
A Ponte Romana de Vila Formosa - pormenor do opus quadratum almofadado.

A Ponte Romana de Vila Formosa - entre os arcos os olhais que permitem o escoamento da água.

A Ponte Romana de Vila Formosa - marcas do forfex.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias