09/06/2017

«O primeiro da nossa espécie» - descoberta de fósseis de Homo Sapiens datados entre 300 e 350 mil anos

Fósseis descobertos em Jebel Irhoud, em Marrocos, estão a reescrever a história sobre o início da nossa espécie revelando uma nova primeira fase da evolução do Homo sapiens. A descoberta de ossos e ferramentas de pedra que terão entre 300 mil e 350 mil anos fez recuar cem mil anos o ponto de partida do calendário do homem moderno. É a mais antiga «raiz da nossa espécie» alguma vez descoberta em África e em qualquer parte do mundo.
«O primeiro da nossa espécie» é o título do comunicado do Instituto Max Planck para Antropologia Evolutiva, na Alemanha, sobre a descoberta dos mais antigos fósseis de Homo sapiens, em Jebel Irhoud, Marrocos, feita por investigadores desta instituição. Na verdade, é um novo primeiro da nossa espécie. Até agora, esse lugar na história evolutiva era ocupado por uma população que viveu na África Oriental há cerca de 200 mil anos. O estudo publicado esta quinta-feira na revista Nature, além de esclarecer o nosso passado, reescreve esta história.
Julgava-se que o berço do homem moderno estava na África Oriental há 200 mil anos, mas os novos dados revelam que o Homo sapiens se espalhou por todo continente africano há cerca de 300 mil anos. Muito antes de uma dispersão do Homo sapiens para fora de África, houve uma dispersão em África.
Os novos dados não significam que existe um novo berço do homem, significam, mais precisamente, vários berços dispersos pelo continente. E se até agora existiu um consenso sobre as origens africanas da nossa espécie que levou alguns especialistas a concluir que o Jardim do Éden estava situado na África Oriental e subsariana, esta investigação defende que se existe um Jardim do Éden é do tamanho de África inteira.
A reviravolta na história da evolução humana aconteceu em Marrocos, num sítio arqueológico chamado Jebel Irhoud (perto de Sidi Moktar, a cerca de 100 quilómetros de Marraquexe), que é conhecido desde os anos 60. Ali, onde há muito, muito tempo existiu uma gruta, foram encontrados fósseis humanos e animais (gazelas e zebras) e também vários artefactos da chamada «Idade Média da Pedra» africana.
Crânio quase. completo encontrado em Jebel Irhoud 

A forma arredondada do crânio revela traços arcaicos deste Homo Sapiens

Maxilar encontrado em Jebel Irhoud

Artefactos da chamada «Idade Média da Pedra» africana

Local da escavação em Jebel Irhoud (Marrocos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias