01/10/2016

Polícia recupera dois Van Gogh roubados

A polícia italiana recuperou das mãos da máfia de Nápoles dois Van Gogh roubados do famoso museu de Amesterdão em 2002. Segundo o jornal La Reppublica, tratam-se das pinturas Marinha de Scheveningen e Congregação Deixando a Igreja Reformada em Nuenen, pintadas no início da carreira de Van Gogh, entre 1882 e 1884, respectivamente. As obras foram encontradas escondidas numa casa ligada ao grupo de Raffaele Imperiale, um chefe do narcotráfico internacional da Camorra, a máfia napolitana, em Castellammare di Stabia. Estavam na posse dos Amato-Pagano, um dos grupos mais perigosos da região de Nápoles. O grupo de Imperiale dedicava-se, além do tráfico de droga, a operações imobiliárias e a negócios nos Emiratos Árabes Unidos.
Antes de serem roubadas, quando se percorria a exposição permanente do Museu Van Gogh, a primeira obra que o visitante encontrava era Marinha de Scheveningen, pois as salas do museu estão organizadas numa sequência cronológica. Congregação Deixando a Igreja Reformada em Nuenen era o terceiro quadro dessa montagem. Ambos os quadros pertencem ao primeiro período da pintura de Van Gogh, quando ainda vivia na Holanda, e apesar de já mostrarem alguns traços característicos do pintor, não fazem ainda parte da sua fase mais madura e conhecida.
Em 2002 - o mesmo ano em que as jóias da coroa portuguesa foram roubadas do Museon de Haia -, os ladrões usaram uma escada para subir ao telhado do museu e entraram no edifício. Escaparam descendo por uma corda. Dois homens foram apanhados e presos durante cerca de quatro anos, mas as pinturas permaneceram escondidas. O FBI considerou-o um dos "10 melhores roubos de arte de sempre".
A direção do museu informou que um conservador já reconheceu a autenticidade dos quadros. As pinturas de pequena dimensão, encontradas sem molduras, estão num bom estado de conservação, diz também a instituição holandesa, que já tinha perdido a esperança de encontrar as obras de arte.
Museu Van Gogh
O diretor do museu Van Gogh entre as obras recuperadas.
Van Gogh
Marinha de Scheveningen.
Van Gogh
Congregação Deixando a Igreja Reformada em Nuenen.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias