29/09/2014

Quarto de D. Pedro IV no Palácio de Queluz

No que ano em que se comemora o 180.º aniversário da morte de D. Pedro IV, o Palácio de Queluz foca-se no quarto do rei de Portugal e primeiro imperador do Brasil para contar a história que une estes dois países. O quarto está praticamente igual ao que estava, mas agora abriga uma exposição de 48 peças, entre as quais 15 objectos pessoais do monarca que nasceu e morreu aqui.
O quarto é o de D. Pedro d’Alcântara de Bragança, mas deve o seu nome a D. Quixote por existirem nele 18 pinturas decorativas, representativas de episódios da história do cavaleiro de La Mancha. Desde a semana passada que é possível descobri-lo ao detalhe, com a ajuda de um tablet que disponibiliza uma imagem 360º da sala, com pontos de interesse que permitem o acesso a informação mais detalhada sobre o património exposto. Paralelamente, está acessível no local um computador com o site criado pelo museu propositadamente para este projecto. Nele podemos ler toda a biografia de D. Pedro IV, ilustrada com imagens e documentos de época, a sua genealogia ascendente e descendente, e uma selecção de 12 dos seus retratos mais emblemáticos, correspondentes a factos e períodos marcantes da sua vida.
Novidade são também alguns dos objectos expostos, na sua maioria emprestados por outras instituições – Palácio da Ajuda, Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional de Arte Antiga. São 48 peças, incluindo pinturas e miniaturas, peças de mobiliário e objectos pessoais de D. Pedro IV. Inês Ferro destaca a sua escrivaninha de viagem, que foi alvo de restauro para esta pequena exposição.
Palácio de Queluz
Quarto de D. Pedro IV no Palácio Nacional de Queluz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias