20/03/2014

Operação Fim-Regime (VISÃO História)

Já está nas bancas um novo número da VISÃO História, em que os protagonistas das acções militares do dia 25 de Abril recordam o que se passou no dia em que Portugal se tornou um país livre.
Quando chegou ao quartel do Regimento de Engenharia da Pontinha, às dez da noite de dia 24 de abril de 1974, Otelo Saraiva de Carvalho ia vestido à civil. Poderia mesmo 'ser' o engenheiro Óscar Pinto, nome de código que usara desde o golpe das Caldas, a 16 de março, altura em que os principais operacionais do Movimento das Forças Armadas se passaram a tratar por nomes falsos para não serem identificados pela polícia política. O plano 'Operação Fim-Regime' que Otelo elaborara tinha sido distribuído, nos dois dias anteriores, por militares em todo o país, graças à colaboração de oito oficiais-estafetas. Tudo a postos, portanto, para a noite em que o futuro ia começar. O leitor do número da VISÃO História posto à venda esta semana seguirá o fio dos acontecimentos exatamente a partir do momento em que Otelo entra no quartel da Pontinha.
Cerca de 30 militares foram entrevistados numa tentativa de reconstituir, com pormenor, o que se passou nas 36 horas seguintes, até à tomada da sede da PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, às 9 da manhã de 26 de abril. É a Revolução contada, tanto quanto possível, pelos seus protagonistas. Da tomada do Quartel-General da Região Militar de Lisboa, que Otelo havia definido como um alvo fundamental, até ao cerco do quartel da GNR no Largo do Carmo, que leva à rendição de Marcelo Caetano, passando pelo que aconteceu no Porto, no Algarve e na Zona Centro, a VISÃO História tenta reconstituir, em discurso direto, como foi feita a Revolução. Algumas das reportagens são ilustradas com fotografias a cores pouco conhecidas. Numa entrevista, Vasco Lourenço explica os antecedentes da Revolução, recordando o movimento dos capitães e as movimentações que levam ao 25 de Abril, que o leitor ficará também a conhecer através de uma cronologia dos onze meses anteriores.
Visão História
Visão História - "Operação Fim-Regime"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias