29/04/2014

A Escola Básica 2/3 Dr. António Chora Barroso comemorou o quadragésimo aniversário do 25 de abril de 1974

A Escola Básica Dr. António Chora Barroso assinalou os 40 anos do 25 de abril com a organização de uma exposição na Biblioteca Escolar entre os dias 23 e 30 de abril e uma palestra com a presença de três convidados que decorreu no auditório da Escola no dia 24 de abril.
A exposição foi constituída por trabalhos realizados pelos alunos do 6.º ano de escolaridade e por diversos materiais cedidos pelo Centro de Documentação 25 de Abril, sedeado em Coimbra. Salientaram-se na referida exposição as capas de vários periódicos coevos que noticiavam a revolução de abril de 1974: “Diário de Lisboa”, “República”; “A Capital”, “Diário Popular” “O Século” e “Diário de Notícias” e foram apresentados cartazes e imagens diversas alusivas a este fraturante acontecimento histórico.
O momento mais significativo desta atividade decorreu na manhã do dia 24 de abril, em que os alunos das turmas dos 6.º e 9.º anos participaram numa palestra que contou com a presença da Senhora Maria Luísa, do Dr. António Rodrigues Canelas e do Coronel de Infantaria Armando Borges. Os alunos escutaram atentamente os diversos relatos dos convidados em três sessões que decorreram entre as 9.25h e as 12.20h.
A senhora Maria Luísa descreveu a sua experiência em Angola, para onde se deslocou ainda na década de 60, e o seu regresso em 1975. De forma muito impressiva relatou a dramática viagem de retorno a Portugal no decurso da ponte aérea Luanda – Lisboa no verão de 1975, oferecendo aos alunos um olhar, na primeira pessoa, relativo ao processo de descolonização que se seguiu à revolução do 25 de abril de 1974.
O Dr. António Rodrigues Canelas apresentou o seu percurso de resistência ao Estado Novo, com a integração no Movimento de Unidade Democrática Juvenil (MUDJ), organismo do qual faziam parte figuras como Mário Soares, Octávio Pato, Salgado Zenha, Júlio Pomar, Rui Grácio e muitos outros. Narrou a experiência vivida nas prisões políticas do fascismo, tendo sido encarcerado em duas ocasiões (em 1952 e 1970), descrevendo a atuação dos instrumentos repressivos do regime, nomeadamente os métodos da Polícia Política (PIDE). Transmitiu aos alunos algumas das linhas fundamentais da atmosfera política, social, cultural e económica que se vivia em Portugal nas décadas de 50 a 70 do século XX. De grande interesse também foi a descrição da sua presença na Assembleia Constituinte, eleita por sufrágio universal direto a 25 de Abril de 1975, com o objetivo específico de elaborar uma nova constituição para a República Portuguesa.
O Coronel Armando Borges historiou a sua experiência na guerra colonial (1961-1974). De forma detalhada apresentou várias vivências no teatro de operações militares e descreveu aspetos técnicos do armamento utilizado pelas forças portuguesas e pelos movimentos de libertação. Explicou a importância da ação dos militares para a queda do regime salazarista/marcelista em 1974.
Os convidados enfatizaram junto dos alunos a importância de valores como a democracia e a liberdade de expressão, que foram conquistados com a revolução de abril e que devem ser preservados pelas novas gerações.
António Rodrigues Canelas
Intervenção do Dr. António Rodrigues Canelas com a presença na mesa do
Coronel Armando Borges e do professor António Ribeiro (da esquerda para a direita).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias