19/06/2019

O quadro «Judite e Holofernes» de Caravaggio vai a leilão

A obra deverá entrar no mercado por um valor mínimo de 30 milhões de euros, mas espera-se que o preço final supere os 100 milhões de euros.
Judite e Holofernes, datado de 1607, desapareceu em 1617 e a sua existência tem sido comprovada por cartas entre comerciantes e pelo testemunho da época do pintor Louis Finson (1580-1617), amigo e agente de Caravaggio (1571-1610).
Marc Labarbe, proprietário da casa de leilões, localizou a obra, em bom estado de conservação, no sótão de um cliente que desconhecia a origem do quadro.
Os especialistas, na avaliação da pintura, consideraram «a qualidade dos traços» como fator determinante da autoria de Caravaggio, ainda que a «autenticidade» tenha levantado algumas dúvidas.
Judite e Holofernes, um quadro de inspiração bíblica que representa a decapitação do general Holofernes, já passou em exposição por Milão, Londres e Nova Iorque, e encontra-se agora em Toulouse.
O Palácio Barberini, em Roma, possui na sua coleção uma pintura anterior de Caravaggio, dedicada ao mesmo tema - Judite decapitando Holofernes -, que se encontra datada de c. 1599, e que constitui um dos mais conhecidos quadros do pintor.
O leilão vai decorrer no dia 27 de junho.
Caravaggio
Caravaggio, Judite e Holofernes, 1607

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias