18/11/2021

Fotografias dos vestígios arqueológicos de Collippo

Fotografias dos vestígios da antiga cidade romana de Collippo que se localizava  no monte de São Sebastião do Freixo, nos limites do concelho de Leiria e Batalha.

Na década de 60 do século passada estes vestígios foram muito afetados durante a plantação de vinha e, atualmente, os seus limites são  desconhecidos. Durante séculos as pedras da antiga cidade foram reutilizadas para a construção de outras estruturas como o Castelo de Leiria.

O sítio teve assento um antigo povoado da Idade do Ferro, sucedendo-lhe a cidade romana de Collipo, referida por Plínio, o Velho, (Estabias, 23- Nápoles, 79 d.C.) na sua Naturalis Historia (História Natural, capítulo 35, Lusitânia) [c. 77-79 d.C.].

«A Durio Lusitania incipit: Turduli veteres, Pæsuri, flumen Vagia, oppidum Talabrica, oppidum et flumen Aeminium, oppida Conimbrica, Collipo, Eburobritium [...]» 

A fundação da cidade, com uma posição dominante sobre os vales férteis dos principais rios da região: o Lena e o Lis, remonta provavelmente ao século IV a.C.. Em meados dos século passado, foi descoberto um mosaico a preto e branco com a figuração do hipocampo (criatura mitológica partilhada pela mitologia fenícia e grega. Tem tipicamente sido descrito como cavalo na parte anterior do seu corpo e peixe na parte posterior com a cauda escamoso, como um cavalo-marinho). As sucessivas intervenções de emergência no local permitiram identificar a existência de um forno, de uma inscrição funerária, de estátuas em mármore e de estruturas habitacionais. Em época indeterminada, na Idade Média, edificou-se uma Igreja.
Fotografias dos vestígios arqueológicos de Collipo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias