16/11/2017

De Augusta Emerita a Olisipo por Ebora : uma leitura do território a partir da rede viária

Está disponível a tese de doutoramento de Maria Jose de Almeida, De Augusta Emerita a Olisipo por Ebora : uma leitura do território a partir da rede viária [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/29682]. Tese orientada por Carlos Fabião e Amílcar Manuel Guerra.
A existência de três itinerários principais entre a capital da Lusitania e o porto marítimo de Olisipo é atestada por evidências arqueológicas e por fontes escritas (literárias e epigráficas) de época romana. Desse conjunto de fontes, o texto conhecido como Itinerário de Antonino assume-se como um dos documentos principais. O objeto de estudo é um desses itinerários, o que faz a ligação de Augusta Emerita a Olisipo por Ebora. A interpretação do Itinerário de Antonino, conjunto de textos que conhecemos através de cópias medievais, é um tema ainda em aberto na atual investigação científica.
São várias as propostas relativas à sua natureza e intenção, cronologia e, sobretudo, quanto à correspondência que deve ser feita entre as rotas descritas e a rede viária efetivamente existente no território em época romana. Para tentar ultrapassar essas dificuldades de interpretação, parece relevante entender a natureza topológica do Itinerario de Antonino e procurar compreender a estrutura de dados que apresenta. Neste sentido, faz-se uma revisão da informação disponível para definir, no território, um percurso plausível do itinerário, fundamentado em dados de natureza arqueológica, epigráfica e histórica. A partir da definição de um traçado e de uma faixa alargada em torno da representação convencional do eixo da via, procura entender-se a forma como o itinerário se articula com a ocupação e organização do território. A análise da informação tratada nesta perspetiva conduz à elaboração de uma proposta de interpretação da sequência de indicações miliárias para esta rota no Itinerário de Antonino: defende-se a tese que os numerais expressos nessas sequências correspondem às distâncias entre estações viárias, num esquema de contagem relativo a cada território administrativo que atravessa. Dito de outra forma, que as indicações miliárias se originam na sede de cada unidade territorial, irradiando desse caput uiae, nas diferentes direções das vias, até ao encontro do território da cidade contígua.

Emerita Augusta a Olisipo
Emerita Augusta a Olisipo
Emerita Augusta a Olisipo
Emerita Augusta a Olisipo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias