15/04/2021

Possível obra de Caravaggio impedida de ir a leilão em Espanha

O Estado espanhol bloqueou a venda de pinturas que iam a leilão em Madrid porque uma dessas obras, um óleo sobre tela de 111 x 86 centímetros intitulado A Coroação de Espinhos, atribuído ao círculo de José de Ribera, com o preço inicial de 1.500 euros pode ser uma obra de Caravaggio. José de Ribera era um seguidor do caravaggismo, esteve em Roma desde 1608 e em Nápoles desde 1616. 
Caso se prove a tese de que se trata de uma tela de Caravaggio, o preço poderá situar-se entre 100 e 150 milhões de euros. A atribuição a Caravaggio não se baseia apenas na experiência de um especialista, mas na interpretação de alguns documentos. Este seria o Ecce homo pintado para o Cardeal Massimi, sobre o qual o próprio Caravaggio escreve: «Eu, Michel Angelo Merisi da Caravaggio, me obrigo a comparecer perante o ilustre Massimo Massimi por ter sido pago por uma pintura de valor e grandeza como a que já fiz. Eu o fiz da coroação de cristo [...] 25 de junho de 1605 » (Arquivo da Família de Massimi, Roma). Os historiadores Bellori e Baldinucci relatam que no final do século XVII esta obra se encontrava em Espanha. Roberto Longhi identificará a obra com o Ecce homo da coleção Doria mantida no Palazzo Bianco de Génova. Para Sgarbi, a marca de Caravaggio pode ser vista no olhar brutal do homem à esquerda e na mão que segura a cortina vermelha da estola: esse motivo é, para este historiador da arte, a assinatura indiscutível de Caravaggio.
Nicola Spinosa, especialista na pintura napolitana do século XVII, discorda. Esta tela não é de Caravaggio. O facto de a figura em primeiro plano reproduzir o Ecce homo no Museu Prado indicia ser uma cópia. Na sua opinião esta pintura é de um «caravaggieso» de grande qualidade, mas não de Ribera.
Ecce homo, possível Caravaggio

Ecce homo, possível Caravaggio (pormenor)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta as notícias